Post escrito por Dawn Castell
Nunca há brinquedos suficientes. As crianças podem ter brinquedos por todo o lado, mas acham sempre que precisam de mais. A verdade é que precisam apenas de criar um sistema de rotação para esses brinquedos. Criar uma rotação de brinquedos é uma arte. A criatividade e concentração fluem enquanto eles colocam as mãos em brinquedos “novos”. Você pode organizar mais a casa e não precisa mais de comprar ainda mais coisas. Todos ganham.
Porque é importante alternar brinquedos
Num gráfico de momentos importantes na vida de bebês verá que as crianças aprendem a amar brinquedos super cedo. Os bebês começam a mastigar brinquedos e a querer mexer nas coisas com apenas alguns meses de idade. E pais começam a comprar brinquedos para ver essa alegria ganhar vida. A um certo ponto, no meio da alegria, percebe que há brinquedos demais. Quando há um sistema de rotação, começa a perceber que pode haver felicidade sem desordem e excesso. As crianças começam a brincar mais profundamente, não ficam estressados com tantas escolhas, são creativos com o que está diante deles. Rotação de brinquedos simplificam a vida de todos : mantêm brinquedos disponíveis sem exageros.
Menos brinquedos levam a sorrisos maiores
Você pode parecer bobo pensar que menos brinquedos irá reduzir a estimulação excessiva. Como criança, poderá ter pensado que muitos brinquedos era o mundo perfeito. A verdade é que uma quantidade menor de brinquedos leva a brincadeiras mais criativas. Quando você introduz uma nova rotação de brinquedos, a criança provavelmente já se esqueceu de muitos deles, vêm os brinquedos sob uma nova luz e não vão implorar por mais.
Exibir os brinquedos
Arrumar brinquedos enquanto as crianças ainda estão a brincar é como arrumar coisas durante um tornado. Em vez de arrumar todos brinquedos em locais específicos, crie diferentes estações. Pode ter uma área de recreação específica com carros, uma estação de fantasias, outro sitio para artes e ofícios ou um pequeno recanto de leitura. Quando houver brinquedos novos, você pode criar novas estações ou mudar as que já tem. Ao exibir os brinquedos em rotação, você está incentivando a criança a usar seus brinquedos de maneiras criativas e ajuda na desordem.
Hora de refletir
A rotação de brinquedos poderá surpreendê-lo. Você irá notar que provavelmente tem muito mais brinquedos do que pensava. Muitos pais compram um brinquedinho aqui e ali e quando começam a organizar tudo notará que seus filho tem 100 carros Hot Wheels, muito mais do que conseguem usar. Esse dinheiro poderia ter sido usado em brinquedos mais significativos. Irá refletir sobre os brinquedos que nunca são usados. Fazer uma rotação de brinquedoa ajudará você a perceber que brinquedos realmente importam.
Misture Brinquedos
É uma ótima ideia colocar seus brinquedos em grupos para facilmente criar uma rotação. Reúna brinquedos como livros, fantasias, quebra-cabeças, brinquedos para habilidades motoras, bonecas e brinquedos de construção. Você pode os separar em caixas e trocar de semana em semana. As crianças podem ter alguns brinquedos que amam e sem os quais não podem viver por algumas semanas, que podem ser a exceção. Se você está perdido sobre quais brinquedos são melhores para quais idades, verifique um gráfico de desenvolvimento dos bebês. Crianças de diferentes idades irão desfrutar de diferentes tipos de brinquedos na sua rotação. Um de seus filhos poderá adorar carros, enquanto seu filho de cinco anos poderá preferir Legos.
Os pequeninos irão apreciar seus “novos” brinquedos em rotação e não vão implorar para ir à loja comprar mais brinquedos, em vez disso vão mostrar a sua imaginação e habilidades criativas. Irá adorar a organização e limpeza da sua casa. Aproveite cada momento a vê-los crescer e aprender.